26 fevereiro 2008

Aprenda a programar e torna-se um JEDI

Você já deve ter visto ou assistido por ai alguns filmes da série Star Wars, com um enredo vasto e personagens de ficção científica, Lucas Arts conquistou muitos fãs pelo mundo criando a saga dos Jedis. Na história, "...os Cavaleiros Jedi foram uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força". Podemos fazer uma analogia com a programação. Aqueles que treinarem como Jedis poderão manifestar a força na solução de problemas computacionais.

"Tornar-se um Jedi requeria o mais profundo comprometimento e mente astuta. A vida de um Jedi era feita de sacrifícios. Aqueles que mostrassem aptidão para a Força eram levados tempos depois do nascimento, preferencialmente após a criança ser desmamada, para treinar no Templo Jedi em Coruscant, onde a ordem tinha seu quartel-general. Sua vida fora dos treinos era de simplicidade, aderindo ao Código Jedi que proibia materialismos ou apegos emocionais. Esse treinamento foi inicialmente feito por Jedi experientes e veneráveis até que o indivíduo tivesse proficiência suficiente para começar a jornada como Jedi."
Veja mais no Wikipédia.

Como se tornar um JEDI na programação nos dias de hoje?

Acredito que seja preciso muito treinamento prático (estudo) e mão na massa na resolução dos problemas de programação. Para descobrir os problemas, tente achar um cliente ou se envolva em projetos de software livre. É preciso ainda encontrar tempo para resolvê-los, não adianta só estudar possíveis soluções sem experimentar. Imagine agora, dominar uma tecnologia (tal como Java, C/C++ etc.) seria o poder do Jedi, quanto melhor vc domina as técnicas, mais estaria apto a resolver os problemas computacionais no mundo virtual dos computadores. Isso não é poder?

Onde praticar?

Existe um treinamento chamado JEDI (Java Education and Development Initiative), uma iniciativa para desenvolvimento e educação JAVA a distância. "...Aqui o aluno terá ao seu dispor manuais, slides de apresentação das aulas, provas, exercícios e material de referência e vídeo-aulas. Contando ainda com os softwares, o treinamento de instrutores, o acesso a suporte e a lista de discussão da comunidade.".

Os seguintes treinamentos estão disponíveis, inclusive com vídeos aulas, material de referência e apresentações:

  • Introdução a Programação I (recomendo para iniciantes)
  • Introdução a Programação II
  • Estrutura de Dados
  • Engenharia de Software
  • Desenvolvimento de Aplicações Móveis (recomendo)
  • Programação para WEB

Na programação, diferente da série Star Wars, qualquer um pode programar, basta querer. No entanto, acredito que não seja qualquer um que consegue desenvolver os poderes de JEDI na programação. Portanto, siga um caminho e torne-se um JEDI que sempre terá emprego. Lembrem-se, vocês estão se aperfeiçoando e tornando-se novos Jedis para atuarem no mercado. No entanto, será o aprendiz a JEDI que irá escolher seu caminho a trilhar: lado da luz ou lado negro, e os competidores de suas batalhas, que não serão poucos.

Boa sorte e que a força esteja com você (conosco)!

5 comentários:

marcelcaraciolo disse...

Douglas,

O treinamento JEDI é gratuito??

Boa dica!

Marcel

Unknown disse...

Sim Marcel. É totalmente gratuito. Esqueci de mencionar esse detalhe importante. Obrigado por perguntar.

Juarez V. Guimarães Junior disse...

Parabéns pelo post e realmente a iniciativa JEDI é muito interessante. Quando tive que aprender J2ME utilizei suas ferramentas como vídeo aula e as apostilas que me ajudaram muito!!

Mais uma vez Parabéns!

kct disse...

parabens pelo post
como faço para ter acesso ao JEDI;
quero muito aprender programar em java,sou iniciante
obrigado

Unknown disse...

O endereço do curso de JEDI é:
https://jedi.dev.java.net/