29 maio 2007

Instalando e configurando o plugin Eclipse ME

Caros amigos. Fiquei bastante tempo de "férias", mas agora estou retomando as dicas práticas para construção de conhecimento em Java ME.

Neste post demonstrarei como integrar o emulador WTK com a IDE Eclipse, tudo isso usando um plugin para Eclipse chamado eclipseme. Esse conjunto de ferramentas permitirão começar o desenvolvimento de forma produtiva.

Pré-requisitos
Instalando o plugin

A maneira mais simples para instalar o plugin no eclipse é utilizar o próprio update manager do eclipse para baixar e instalar o plugin desejado. Será dessa maneira que faremos aqui. Com o eclipse em execução siga o passo a passo abaixo (resumo):
  • Clique em "Help" / "Software updates..." / "Find and Install"
  • A tela de "Install/Update" irá aparecer com duas opções, seleciona a opção "Search for new features to install" e clique no botão "next"
  • Na tela de "Install", pressione no botão "New remote site";
  • Agora aparece uma pequena tela onde você deverá informar o nome do software e a URL para download, assim colocaremos respectivamente: "Eclipse ME"; "http://www.eclipseme.org/updates", e clique "OK"
  • Agora é só prosseguir clicando no botão "Finish".
  • Após baixar o arquivo o eclipse pedirá para você confirmar a instalação, oinde deverá clicar no botão "Install All". Após instalação é sugerido reiniciar o Eclipse para ativar o plugin.
A seguir as principais screenshots para te orientar nos passos:

Figura 1: acessando o update manager do eclipse


Figura 2: acessando a opção do update manager para baixar novas features


Figura 3: colocando o endereço do novo repositório (nova feature)


Figura 4: tela de seleção de features a serem procurados para download


Figura 5: feature do plugin eclipseme encontrado, basta confirmar o seu download


Figura 6: confirmação de instalação do plugin (último passo)


Configurando o Eclipse para se comunicar com o WTK

Após instalar o plugin eclipseme você deve acessar a tela de preferência do eclipse para configurar o plugin. Basicamente é só apontar onde está o diretório de instalação do seu WTK. Então acesse com o Eclipse em execução: Windows / Preferences. Observe que a opção J2ME estará disponível (figura 7). Na tela de preferences, clique em: J2ME/Device Management. Então clique no botão "Import", no qual aparecerá a tela da figura 8.

Figura 7: tela de preferências do eclipse


Figura 8: tela de "import devices"


Figura 9: tela de import após clicar no botão Refresh.

Na tela de import (Figura 8 e 9) devemos apontar para o diretório de instalação do seu WTK e em seguida clicar no botão refresh para atualizar o número de devices disponíveis. Com isso realizado você já poderá criar seus projetos J2ME no eclipse. Façamos um único teste simples.

Fazendo um teste: criando um projeto J2ME no eclipse

Crie um novo projeto no eclipse do tipo J2ME. Clique em New / Project / J2ME / J2ME MIDlet Suite, em seguida preencha um nome para o projeto. (tela da figura 9)

Figura 9: criando no projeto J2me no eclipse


Figura 10: configurando o emulador para seu projeto

A tela da figura 10 aparece após a escolha do nome do projeto. Caso não apareça opções nesta tela, então é preciso configurar o plugin Eclipse ME instalado no seu eclipse conforme instruções neste blog. Se aparecer, basta agora selecionar e associar o WTK para seu projeto. Os próximos passos você precisaria criar a classe MIDlet e para rodar sua aplicação (clicando no RUN do eclipse e configurando uma execução para Wireless Tool Kit Emulator).

Neste post vimos como baixar o plugin Eclipse ME e como podemos instalar na IDE Eclipse, assim poderemos criar nossas classes (codificação) e executar nossas aplicações (testes) nesta IDE.

No próximo post continuaremos com as dicas - espero não demorar tanto para postar outro post. :) Obrigado pela visita e deixe seu recado se quiser.

8 comentários:

marcelcaraciolo disse...

Olá Douglas,
Sejam bem vindo novamente!
Aguardava por um novo post teu por aqui. =)
Aproveitando seu post sobre WTK e Eclipse... Concordo que o Eclipse é uma boa ferramenta para desenvolvimento em geral, mas o Netbeans mesmo sendo um pouco mais pesado o suporte dele para JavaME está muito mais a frente do que o EclipseMe, não acha?
Qual é sua opiniao sobre o Netbeans? Nada contra o Eclipse, tb sou acostumado com as facilidades do eclipse e programo nele quase sempre.
Valeu, e
ótimo trabalho! =D

Unknown disse...

Com certeza, este passo a passo é muito bom mesmo. Quem os seguir não terá problema algum. Um abraço e espero que tenha mais dicas com um nível de detalhamento igual ou superior a este! Excelente!

Unknown disse...

Com certeza, este passo a passo é muito bom mesmo. Quem os seguir não terá problema algum. Um abraço e espero que tenha mais dicas com um nível de detalhamento igual ou superior a este! Excelente!

Luiz Matos disse...

Bom o post.. achamos muito este roteiro, porem com versoes anteriores (tanto do eclipseme quanto do eclipse).

Precisei setar os devices, e achei a resposta aqui.

Tks.
Luiz.
Iniciante em J2ME.

Anônimo disse...

Gostei do seu tutorial.
Muito bom, parabéns!

Unknown disse...

Mto legal o passo-a-passo!
Parabens mesmo! Ajudou bastante!

Anônimo disse...

Que coisa. Programo mobile faz muuuito tempo, e mesmo assim, sempre que preciso configurar eclipse, etc, entro em sua página. Está de parabéns, professor.

K disse...

Muito bom esse guia! Fiz passo a passo e deu tudo certo! Fiquei apenas em dúvida em como testar a aplicação pelo eclipse... Obrigado!