02 março 2008

Desenvolvimento de software para celulares baseados em RCP: TITAN

Titan é a próxima geração da plataforma Java para desenvolvimento de softwares para SO Windows Mobile da americana Sprint, suportando aplicações de Java ME (MIDP), incluindo CDC/Foundation e o modelo do framework OSGi. Segundo o site, essa combinação provê uma fortíssima plataforma para distribuição dinâmica e colaboração de componentes e aplicações independente de software. Isso porque se usa o modelo já conhecido RCP (Rich Client Platform), o mesmo que o Eclipse IDE é construído e distribuído.

Denominado Embedded Rich Client (eRCP) que é um modelo de aplicação onde o software é escrito de forma de ricas aplicações GUI (interface gráficas de usuários) que podem rodar em múltiplas faixas de dispositivos e computadores (desktops). A plataforma inclui também APIs que deixam acessar as features específicas do telefone da Sprint. As ferramentas do Titan, instalado através do Eclipse, provê vários recursos para construir aplicações, tal como rodar, depurar e geração de pacotes de distribuição para diferentes telefones, além de fornecer ferramentas de gerenciamento de memória e editor baseado em GUI para telas gráficas.

Arquitetura do Sprint Titan, para mais detalhes técnicos veja a apresentação.


Alguns telefones que suportam Titan podem ser vistos aqui.

A grande vantagem desse modelo de RCP é a facilidade de construir aplicações ricas - boa aparência gráfica com bom desempenho. Atualmente estou desenvolvendo aplicações baseadas em RCP e acho que extender esse modelo para SO mobiles é excelente. O problema é que isso está por enquanto restrito a tecnologias para Windows Mobile, e da operadora Sprint Nextel.

O modelo da Open Handset Alliance - o Android é a minha aposta para o futuro por várias razões. A principal eu diria que é devido a parceria estratégica entre diferentes empresas e a segunda diz respeito ao modelo voltado para desenvolvedores, a arquitetura não está restrita a um SO proprietário (pois é Linux) e a tecnologia adotada é Java. Os fabricantes e operadoras podem ter menos gastos para usar esses telefones e os desenvolvedores poderão prestar melhores serviços se o mercado não ficar fechado. Ainda não se sabe como as operadoras vão explorar seus serviços.

Se o Titan tiver suporte em outros SOs no futuro, ai sim seria bom para nós desenvolvedores.

Mais informações interessantes sobre Titan:


Um comentário:

Anônimo disse...

Good fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.