12 fevereiro 2008

Protótipo do celular do google - android

Foi divulgado um vídeo sobre o protótipo do celular do Google no Mobile World Congress em Barcelona. Segundo o blog (http://gizmodo.com/354849/android-hands+on-video-its-fast-its-still-not-there ), o objetivo foi apenas demonstrar a escalabilidade do aparelho, ou seja,“...habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para o crescimento do mesmo” do Wikipédia.

O protótipo ainda não reproduz os grandes efeitos visuais esperados, tal como o iPhone, mas espera-se melhores resultados no futuro.





O que está realmente por trás do Android?

Do ponto de visto de um desenvolvedor de software temos a idéia de ser uma plataforma aberta, com arquitetura e Sistema Operacional padronizadas, o que permitiria construir aplicações sem as limitações de Java ME, quando tentar acessar um recurso específico, tal como acessar a agenda dos contatos para interagir com alguma aplicação.

O Modelo de negócio do Android, ou melhor, da Open Handset Alliance, talvez impacte os negócios de mercado atual das operadoras. Como? As operadoras móveis controlam os serviços de dados e ganham dinheiro com isso até agora. Ex. o uso de mensagens SMS é tarifado, o download de jogos também. Imaginem telefones móveis com Android e outros smarthphones, as operadoras não estarão em condições de controlar todas as aplicações que poderiam ser executadas em um aparelho. O que hoje é mais controlado devido acordos com fabricantes de celulares e operadoras.

Em resumo, com “telefones mais inteligentes” operadoras móveis são suscetíveis de se tornarem apenas a ponte para acessar a rede, tal como a banda larga, operadoras só irão oferecer conectividade. Há quem pense o contrário, afirmando que o modelo do Android não dará certo para o mercado – veja o por quê (Who Won’t Appreciate Google Android).

3 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem Daniel?

queria saber de você como um professor e desenvolvedor de aplicativos móveis, o que você acha do Android? (No seu ponto de vista) ela irá causar algum impacto pra SUN que pode ver o seu JME acabar? o que você pensa sobre isso?

E queria fazer um convite à você: Participar das discussões sobre essa plataforma tão promissora (no meu ponto de vista) no portalandroid.org

abraço,
Jaison - www.portalandroid.org

Unknown disse...

Acho que a grande sacada do consórcio formado Open Handset Alliance (através da plataforma Android), são as parceriais envolvidas e a tecnologias escolhidas, principalmente o Sistema Operacional Linux e arquitetura Java como linguagem de produção, pois muitos desenvolvedores do Mundo sabem Java.

Não penso que o mercado esteja preparado para esse negócio, pois ainda as operadoras controlam o acesso a rede de forma muito custosa para usuários. Acredito que o modelo de celular do google - Android bem como o modelo da Apple - iPhone, são clientes para acessar os serviços da Internet, e a medida que mais e mais poderemos acessar a rede com eles, representarão vantagens para desenvolvedores escreverem aplicações com custo mais acessível e com desafios mais inovadores e competitivos.

Vamos esperar e observar o que vai dar. Quanto ao convite, vou ver sim, obrigado!

Anônimo disse...

Gostei do portalandroid, não conhecia... vou participar. Obrigado pela dica!