23 outubro 2008

Fim do plugin Eclipse ME e início do MTJ (Mobile Tools for Java)

O plugin mais conhecido do Eclipse para desenvolver aplicações móveis usando a plataforma java me é o chamado EclipseME, ele foi substituido por outro, denominado MTJ (Mobile Tools for Java), que vem para suprir os problemas e limitações do eclipseme. Conheça um pouco sobre esse plugin e como instalar e usar na sua IDE Eclipse.

No desenvolvimento para aplicações móveis em Java uma das ferramentas mais populares são os emuladores/simuladores, tal como o Wireless Tool Kit (fornecido pela Sun Microsystems) e outros SDKs fornecidas por fabricantes de celulares como Motorola, Nokia, etc. As IDEs mais populares são Eclipse e Netbeans (desenvolvedores em geral), sendo que para Eclipse, o plugin desenvolvido por Craig Setera, com ajuda de colaboradores expontâneos se tornou referência. Agora no entanto, o "fim foi decretado" e um novo plugin vem ai: MTJ (Mobile Tools for Java), com apoio e ajuda do próprio Craig Setera.

Além de Craig, temos também dois principais grupos que assumiram o desenvolvimento e evolução do MTJ, a Motorola e a SyBase. Nós aqui do CESAR, que prestamos serviço para a Motorola fazemos parte deste time que mantém o MOTODEV Studio for Java e MTJ. Grande conquista para nós do CESAR. :)

Como instalar o MTJ
Acesso o portal do MTJ e copie a URL para realizar o update:
http://download.eclipse.org/dsdp/mtj/updates/0.9/stable

Figura 1: Acessando a opção de update on-line do eclipse (versão 3.4 ganymede)


Figura 2: sequência de passos para adicionar repositório do MTJ para baixar na internet


São 3 possíveis opções que o usuário pode baixar:
  • Mobile tools for java (default); permite criar os projetos e rodar aplicações.
  • Mobile tools for java documentation; vem com tutoriais.
  • Mobile tools for java SDK; vem com developer guide para entender como extender ou contribuir com o projeto MTJ.

Um exemplo prático
Após baixar e o eclipse via update manager o eclipse vai pedir para reiniciar a IDE. Feito isso, basta criar um projeto MTJ (new MIDlet Project) e fazer uma aplicação Java ME usando as configurações já conhecidas do eclipseme, mas com melhorias na interface e algumas features a mais, tal como wizard para configuração do JAD, opções para rodar aplicações diretamente, etc.

Figura 3: Criando um projeto MTJ


Figura 4: acessando a perspectiva Java ME visualizando a tela de configuração

Uma feature bacana é a tela de configuração (acessada pelo arquivo Application Descriptor na view da esquerda), onde podemos acessar a tela de configurações com vários recursos, tais como as informações do JAR/JAD; opção para empacotar aplicação (distribuir); exportar um build ant; rodar o código atual (usando a configuração da classe MIDlet) ou usando a configuração do JAD atual; depurar a aplicação; escolher qual SDK e o device do mesmo. Além disso, existe abas específicas onde se pode configurar aplicação, com personalização para telefones Motorola e Nokia. :)


Conclusões
Esse projeto vem no momento oportuno e era uma necessidade antiga. O MTJ não é novo, mas ninguém estava assumindo o seu desenvolvimento. Com essa iniciativa, liderada pela Motorola, acredito que vai "deslanchar", pois o MTJ poderá ser adotado por outras plataformas como Android em breve, que já demonstraram interesse. A IDE MOTODEV Studio for Java atual já vem com o MTJ integrado para rodar o seu emulador.

4 comentários:

Tiago Soares disse...

Douglas tenho uma sugestão pro teu blog nas próximas vezes que vc for ensinar como fazer alguma coisa (como o que vc ensinou nesse post): use videos educativos. Video é algo que ajuda muito aos leitores do seu blog a fixarem melhor o que vc quer explicar, além disso, é bem simples fazer um. Vc pode usar uma ferramenta open source chamada CamStudio (http://camstudio.org/). Eu usei essa ferramenta para fazer os videos do MTJ. É só me procurar que eu ensino como usá-la, é bem simples. Para armazenar é só usar o youtube. abraços

Tiago Fagner disse...

Douglas obrigado pelas suas palavras no meu blog. É bom saber que outras pessoas concordam com minhas idéias. Vi que você têm vários blogs, qual o segredo para administrar todos? kkkkkkk. Sucesso pra vc!

Unknown disse...

Tiago Soares, obrigado pelas dicas.

Tenho que aprender usar esses softwares para criar video aulas. :) Meus alunos já usaram o Camtasia Studio.

E Tiago Fagner, sobre os blogs... uma coisa é vc participar e outra é conseguir manter. :) Na verdade estou tentando manter somente este. Mas já colaborei nos outros, quando possível.

Valeu pessoal!

Anônimo disse...

No Windows, antes de instalar o MTJ eu tive que instalar o WTK.

Do contrário o MTJ é instalado no Eclipse, mas não é exibida a opção de criar projeto do tipo Midlet.