20 outubro 2008

Uso da Orientação a Objetos com Java nas aplicações Móveis

Programar para celular usando a orientação a objetos pode prejudicar a performance da aplicação? Essa questão me ocorreu alguns anos atrás (2004-2005), quando os celulares eram bem mais limitados do que hoje. Mas a conclusão era que criar muitas classes poderiam prejudicar o desempenho por questões obvias da pouca memória disponível. Hoje no entanto, os celulares já tem mais recursos computacionais. Mas ainda requer cautela ao projetar tais aplicações usando OO para não abusar do bom senso. A menos que não deseje portar tal aplicação para nenhum outro dispositivo além do seu smartphone. :)

Segundo o wikipédia, "A orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada a Objetos (POO) ou ainda em inglês Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos."

Um video interessante sobre Orientação a Objetos que recomendaria para curiosos.


Não dá para sair criando muitos objetos como gostaríamos. :( Neste caso, eu penso que é mais vantagem tentar avaliar o custo de memória que sua aplicação tem e o projeto em si.

Mas como faço isso se não conheço muito bem as práticas de otimização?
Preciso me tornar um JEDI na programação? A resposta é sim. :) Mas se anime, existe algumas coisas que pode fazer e que pode te ajudar. Um site interessante é: http://mr.dev.mobi

Esse site se propõe a testar sua aplicação para saber se está usando as melhores práticas e padrões da indústria móvel. Tem opções de análises gratuítas. Vale a pena dar uma olhada.

De qualquer forma é preciso usar o bom senso quanto ao projeto orientado a objetos para não prejudicar a performance de sua aplicação móvel. Ainda, tentar testar no celular real e procurar avaliar os resultados. É a melhor coisa a fazer na minha opinião.

Nenhum comentário: