22 março 2008

Arena de celulares: GSMArena

Mais do que uma simples página da internet, o site GSM Arena (www.gsmarena.com) pode ser considerada uma comunidade em rede da WEB 2. Isto porque lá podemos obter informações técnicas de diferentes aparelhos, de diferentes fabricantes, avaliações com comentários dos usuários que conhecem o aparelho, vídeos relacionados, etc. Existe também o ranking dos mais votados, média de votos por aparelho, e um recurso super bacana que permite realizar comparações entre modelos de celulares.

Com tanta informação disponível percebe-se que o objetivo do site é permitir que as pessoas possam ter informações detalhadas do aparelho pretendido, sem que haja influência de grandes fabricantes, pois não é possível fazer a compra por esse site. Ali, todo o conhecimento está sendo construído pela comunidade.

Por exemplo, existe um ranking dos mais votados na página principal do site, mas só é considerado se o celular já está no mercado e já possui mais de 1000 votos.

Uso na prática do GSM Arena

Quando preciso obter os dados técnicos de um aparelho, ou quando estou na dúvida se comprarei o modelo X ou Y, vou lá e comparo os dois. Depois tomo a decisão baseado nas informações coletadas por lá. Tomamos como exemplo o desejo de querer comprar um Nokia N95 (http://www.gsmarena.com/nokia_n95_8gb-2088.php).

Então, se estiver querendo comprar um celular novo, através do site GSM Arena posso obter as dicas de outros usuários. Tem também o preço estimado para compra. Veja a imagem abaixo:
Na ilustração 1 da figura acima, podemos ler as revisões técnicas disponíveis, acessar a função de comparação, ver as imagens do aparelho, visão de 360 graus ("muito massa!"), ver videos e manuais associados deste aparelho.

Na ilustração 2 temos as principais características do dispositivo móvel, tais como: tamanho de tela, memória, informações da bateria, das features (aplicativos), etc. O comentário dos últimos usuários está logo abaixo desta seção.

Na ilustração 3 temos as lojas que possuem preços para vendas. E logo abaixo, um gráfico com a média das notas, baseado em critério de design, features e performance.

Conclusão
O GSM ARENA é um exemplo de portal informativo da web 2 para conhecer novos e velhos aparelhos, dito e avaliado por quem usa celulares no dia a dia. Recomendo.

Nenhum comentário: