29 setembro 2011

Caminho para ensinar programação ! ?

Neste post comento um pouco sobre um e-mail que recebi de umas das listas que faço parte (alg-prog-l@sbc.org.br) e que achei interessante o questionamento:

"Amigos, boa tarde!!!
Gostaria muito da ajuda de você com relação a lógica de programação.
Qual parte da matematica se faz necessário para treinar o nosso cerebro a ter raciocino lógico? só com a lógica de programação conseguimos isso?
Os colegas poderiam me indicar materiais, dicas, livros, locais para pesquisa.

Estou muito interessado na area.
"
Aprenda a programar brincando. :)


Essa pergunta me fez pensar e então resolvi responder para essa lista divulgando um pouco do que já aprendi por aí - com pouco de experiência para compartilhar com vocês...

Qual o caminho para ensinar programação?
Não tem um caminho único. O que importa, talvez seja há vontade de ajudar os outros a aprenderem.

Como desenvolvedor de software e professor de programação, trabalhei um ano ensinando algoritmos na faculdade e posso lhes dar umas pequenas dicas:

  1. Desenvolver a Lógica de Programação no alunado requer acima de tudo exercitar práticas para dar ordem ao computador de forma que ele entenda através de algoritmos. Praticar numa linguagem real ajuda, mas é preciso focar menos na linguagem e mais no desenvolvimento das competências básicas de algoritmos);
  2. Fazer o aluno praticar usando um simulador ou linguagem real;
  3. Use uma ferramenta que possa motivar os alunos, ao mesmo tempo que lhes permitam exercitar os conceitos. Sugiro utilizar a ferramenta Scratch http://scratch.mit.edu/  (tive uma experiência muito gratificante);
  4. Existem N caminhos para resolver os problemas e desafios na programação (assim como na vida), deixar claro que o objetivo final é fazer funcionar (o computador precisa obedecer o que lhe foi mandado), o caminho ideal é aquele que trás resultados positivos;
  5. Trabalhe na perspectiva que faça o aluno exercitar a construção do algoritmo para determinado problema (dos mais simples aos mais complexos), e principalmente, ter em mente que a maneira do aluno não é melhor e nem pior que a sua. O algoritmo que será construído é válido de qualquer forma, uma vez que a solução final atenda os requisitos esperados (muitas vezes avaliados de forma subjetiva pelos usuários e clientes).

enfim...apenas algumas dicas de quem sabe ensinar na prática e na teoria. Mas as vezes nada disso funciona e precisamos nos re-inventar no ensino. :)

Segundo Leonardo Boff, o conhecimento é muito importante, mas o essencial é não perder a capacidade de aprender.

12 setembro 2011

Datacom e C.E.S.A.R lançam Programa de Residência em Telecom


As inscrições para o processo seletivo já estão abertas, podendo participar profissionais graduados e mestres da Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica ou de Telecomunicações e da Ciência da Computação.

"... Com objetivo de incentivar a formação de profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento de software no setor de P&D da Datacom, já se encontra aberto o processo seletivo do Programa de Residência C.E.S.A.R, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e Gerência de Redes."

Acessem o site oficial da fonte desta notícia: 

09 setembro 2011

Como desenvolver as competências de Programação?

Fiquei pensando na pergunta acima e me ocorreram vários pensamentos. Acredito que muitos estudantes de programaçaõ são esforçados e têm muita vontade de aprender. Mas para aprender programação é necessário praticar muito.

O que é uma função? Qual a diferença de váriavel local e global? Etc. Os conceitos são iguais para todas as linguagens de programação. Então o que muda? Muda apenas a sintaxe. Cada linguagem usa sua linguagem própria.

O aprendiz deve estudar usando um bom material de apoio; Indico o livro Java Como Programar[1], Use a cabeça Java[2] e Apostilas FJ-11[3] e materiais do JEDI[4].

Também acredito que TODOS podem superar suas dificuldades em programação. Então AGORA comece com a PRÁTICA e a se preocupar com as PERGUNTAS, pois são elas que irão decidir o seu caminho RUMO ao desenvolvimento das COMPETÊNCIAS.

Por fim, entendo que é necessário, antes de QUERER aprender, ESCOLHER APRENDER. Sem essa escolha não adianta. Procure motivar-se e tente encontrar animo para estudar. PRECISA ESTUDAR PARA VALER. LER e questionar, praticar cada coisa que não entende.
 
PENSEM nas pessoas que estão apoiando suas escolhas e que gostam de vocês. Será que você está levando os estudos a sério? TIRE energia e dê a volta por cima.

LEIAM também:




Referências: