09 setembro 2011

Como desenvolver as competências de Programação?

Fiquei pensando na pergunta acima e me ocorreram vários pensamentos. Acredito que muitos estudantes de programaçaõ são esforçados e têm muita vontade de aprender. Mas para aprender programação é necessário praticar muito.

O que é uma função? Qual a diferença de váriavel local e global? Etc. Os conceitos são iguais para todas as linguagens de programação. Então o que muda? Muda apenas a sintaxe. Cada linguagem usa sua linguagem própria.

O aprendiz deve estudar usando um bom material de apoio; Indico o livro Java Como Programar[1], Use a cabeça Java[2] e Apostilas FJ-11[3] e materiais do JEDI[4].

Também acredito que TODOS podem superar suas dificuldades em programação. Então AGORA comece com a PRÁTICA e a se preocupar com as PERGUNTAS, pois são elas que irão decidir o seu caminho RUMO ao desenvolvimento das COMPETÊNCIAS.

Por fim, entendo que é necessário, antes de QUERER aprender, ESCOLHER APRENDER. Sem essa escolha não adianta. Procure motivar-se e tente encontrar animo para estudar. PRECISA ESTUDAR PARA VALER. LER e questionar, praticar cada coisa que não entende.
 
PENSEM nas pessoas que estão apoiando suas escolhas e que gostam de vocês. Será que você está levando os estudos a sério? TIRE energia e dê a volta por cima.

LEIAM também:




Referências: