30 agosto 2010

Programando para BADA (samsung)

Estou desenvolvendo aplicações aqui no C.E.S.A.R usando a plataforma Bada (c++). Já fiz algumas aplicações e estou achando legal e interessante essa plataforma mobile. Neste post, falarei um pouco sobre Bada para curiosos.

O que é Bada?
Bada significa oceano (na Korea), no qual a Samsung acredita que essa tecnologia permitirá um oceano de novas aplicações.

"Samsung bada is a new smartphone platform that allows developers to create feature-rich applications that elevate the user experience in mobile spaces." (documentação do SDK). Ou seja, uma plataforma para dispositivos smartphones da Samsung para desenvolver aplicativos mais ricos, tal como os aplicativos do iPhone.

Visão da Samsung sobre Bada (fonte: http://www.bada.com/whatisbada/)

A Samsung espera que sua tecnologia venha ter uma fatia de mercado considerável no futuro, uma vez que os celulares menos afortunados (conhecidos como features phones) tendem a ser substituidos por smartphones. Além disso, quer competir com iPhone (Apple) e Android (OHA).
...

Para conseguir atingir essa meta eles criaram um ecossistema parecido (pra não dizer igual) ao modelo de negócio da Apple (AppleStore). Neste modelo o desenvolvedor pode fazer aplicativos para usuários, podendo disponibilizar na loja da Samsung (http://www.samsungapps.com/).

Para entender o ciclo em detalhes consulte a fonte: http://www.bada.com/whatisbada/ecosystem/

Dispositivo WAVE
A samsung lançou o dispositivo W.A.V.E (http://www.bada.com/badadevices/) que possui um bom hardware e pode ser comparado com iPhone 4 (em teoria).





Para saber mais:

Em resumo, a tecnologia Bada é uma plataforma promissora de desenvolvimento, equivalente ao modelo iPhone (embora com mercado insignificante ainda), que permite os desenvolvedores fazerem aplicações e podendo ser remunerados tal como o modelo da Apple. Próximos posts vou abordar alguns exemplos e problemas que já tive com Bada.


5 comentários:

Unknown disse...

Ótimo post Douglas, parabéns. Post simples e fácil para termos uma idéia do que é esta nova tecnologia. Você deveria ter dado esta explanação no curso do CESAR/SAMSUNG, ficou melhor do que foi apresentado lá.
Abs.

Unknown disse...

Muito bom Douglas, legal esta iniciativa da Samsung de proporcionar um Smartphone acessível aos demais e ainda oferecer suporte a desenvolvedores!

Nai disse...

Douglas, encontrei seu blog por acaso, navegando em busca de conteúdos pra Bada, será que você poderia me fornecer algo pra que eu possa estudar? Sou programadora, mas em java, depois que comprei um wave fiquei super interessada em aprender a desenvolver pra ele, mas material ainda é muito difícil.

Kleber disse...

Parabéns!
Estamos adicionando um link da matéria no site www.tutoriais.com.br.
Abraços

Arnóbio Mata disse...

você tem algum material sobre bada que possa disponibilizar?