Na minha turma de laboratório de programação orientada a objetos, durante uma aula prática, mostrei ao pessoal como configurar o Eclipse para integrar o javadoc das bibliotecas (APIs) de MIDP. Alguns alunos vem me solicitando essa explicação por email. Então vou deixar o registro do passo a passo por aqui mesmo. :)
Pré-requisito:
- Eclipse (Version: 3.4.1 ou superior);
- Plugin instalado (MTJ ou EclipseME);
- NetBeans (versão 6.5 mobility) A instalação do NetBeans não é obrigatório, no entanto eu pegarei dele o javadoc das APIs de MIDP; Além disso, já vem com o WTK 2.5.2, necessário para emular Java ME;
Para instalar os plugins MTJ ou EclipseME, siga qualquer um dos seguintes posts respectivamente:
Instalação MTJ (sugiro esse) | Fim do plugin Eclipse ME e início do MTJ (Mobile Tools for Java) |
Instalação Eclipse ME |
Próximos passos: configurando o Eclipse para acessar o javadoc da API MIDP do Netbeans
Passo 1: Acesse as preferências do Eclipse
Passo 2: Acessar J2ME/Device Management, depois clique no botão “Import”
Passo 3: Clique no botão “Import” novamente e aponte o diretório onde está instalado o seu WTK (Wireless Tool Kit). No meu caso está na pasta interna do NetBeans.
Se estiver usando o plugin MTJ e apontar para o WTK2.5.2 que vem com o NetBeans, parabéns! Já está pronto, pois o WTK do NetBeans já vem com Javadoc configurado quando vc importa pelo Eclipse. Se estiver usando o Eclipse ME deverá continuar.
Passo 4: Selecione o device padrão e clique no botão “Edit”.
Passo 5: Selecione a aba “Libraries” e a coluna Javadoc. Selecione a linha que contém o nome MIDP2.1. Clique na célula e aponte o javadoc da API. As APIs estão no seguinte caminho pela minha máquina:
C:\Program Files\NetBeans 6.5\mobility8\WTK2.5.2\docs\api\midp
Conclusões
Como resultdo do trabalho, agora podemos programar em MIDP tendo acesso direto ao javadoc da API, quando colocamos o mouse sobre uma classe ou quando digitarmos Ctrl+space.
Exemplo de uso de Javadoc com mouse sobre a classe MIDlet.
Fiquei surpreso com a facilidade que o plugin MTJ proporcionou. Bastou apontar o WTK do NetBeans que ele já integrou tudo, inclusive com o javadoc das principais bibliotecas, como CLDC1.1, JSR82, JSR211, JSR239, MIDP2-1;
Nenhum comentário:
Postar um comentário