16 fevereiro 2009

Nokia e outros estão perdendo mercado até o momento

A Nokia vem liderando o mercado de Sistemas Operacionais para os Smarthphones nos últimos anos, através da tecnologia e plataforma Symbian. Mas sua participação está caindo, perdendo participação com a chegada do Android (OHA), iPhone (Apple), e o Blackberry. Pior mesmo está ficando o Windows Mobile (Microsoft).

Diante deste cenário os fabricantes de celulares estão tentando mudar suas estratégias para tornar os aparelhos mais fáceis de usar, com mais recursos e custos mais acessíveis, procurando integrar funcionalidades com aplicações já existentes na web.

Legal! O problema é que as operadoras precisam repensar também seus modelos de negócio, pois existem planos de dados ainda muito caros. Li no jornal, alguns dias atrás, um cidadão dizendo que comprar um celular no Brasil não é caro, o problema é o alto custo para mantê-lo. Faz todo o sentido. Em breve falarei mais sobre isso por aqui.

Se tratando de SOs mencionados acima, em quem vc apostaria as suas fichas?

2 comentários:

Maria Wilma Mendes disse...

Na minha opinião de leiga, acho que a Nokia mesmo perdendo mercado tem suas garantias de produção, além da alta perfomace de tecnologia que ela aplica nos seus celulares, mas para um país ainda em experiência com as novas tecnologias a Nokia ainda deixa muito a desejar na facilidade de usar dos aparelhos, enquanto outros de marcas mais em conta e acessíveis ganham mercado.

Everton Vieira disse...

Eu apostaria no Android liderando o mercado e a symbiam colado nele. O Iphone.. acho que não vai conseguir se sustentar, inumeros blogs fazem comparações com funcionalidades de celulares monocromaticos da nokia.
O CEO da Microsoft, Steve Ballmer destaca que as mudanças no IE indicam que a Microsoft acredita que o celular será usado assiduamente para navegação na web. Assim, ao reforçar as características do browser, a companhia acredita que aumenta as chances do Windows Mobile 6.5 resistir aos avanços de concorrentes como Android e iPhone.
A ideia da Microsoft é que seu browser móvel se torne uma referência para quem deseja desenvolver aplicações como compra de ingressos e passagens aéreas pela web móvel.(http://www.albertosato.voipcenter.com.br/?p=1189)

Acho que a jogada vai ser a criatividade de inovação, usabilidade e integração com tecnologias existentes.