No desenvolvimento para aplicações móveis em Java uma das ferramentas mais populares são os emuladores/simuladores, tal como o Wireless Tool Kit (fornecido pela Sun Microsystems) e outros SDKs fornecidas por fabricantes de celulares como Motorola, Nokia, etc. As IDEs mais populares são Eclipse e Netbeans (desenvolvedores em geral), sendo que para Eclipse, o plugin desenvolvido por Craig Setera, com ajuda de colaboradores expontâneos se tornou referência. Agora no entanto, o "fim foi decretado" e um novo plugin vem ai: MTJ (Mobile Tools for Java), com apoio e ajuda do próprio Craig Setera.
Além de Craig, temos também dois principais grupos que assumiram o desenvolvimento e evolução do MTJ, a Motorola e a SyBase. Nós aqui do CESAR, que prestamos serviço para a Motorola fazemos parte deste time que mantém o MOTODEV Studio for Java e MTJ. Grande conquista para nós do CESAR. :)
Como instalar o MTJ
Acesso o portal do MTJ e copie a URL para realizar o update:
http://download.eclipse.org/dsdp/mtj/updates/0.9/stable
Figura 2: sequência de passos para adicionar repositório do MTJ para baixar na internet
São 3 possíveis opções que o usuário pode baixar:
- Mobile tools for java (default); permite criar os projetos e rodar aplicações.
- Mobile tools for java documentation; vem com tutoriais.
- Mobile tools for java SDK; vem com developer guide para entender como extender ou contribuir com o projeto MTJ.
Um exemplo prático
Após baixar e o eclipse via update manager o eclipse vai pedir para reiniciar a IDE. Feito isso, basta criar um projeto MTJ (new MIDlet Project) e fazer uma aplicação Java ME usando as configurações já conhecidas do eclipseme, mas com melhorias na interface e algumas features a mais, tal como wizard para configuração do JAD, opções para rodar aplicações diretamente, etc.
Uma feature bacana é a tela de configuração (acessada pelo arquivo Application Descriptor na view da esquerda), onde podemos acessar a tela de configurações com vários recursos, tais como as informações do JAR/JAD; opção para empacotar aplicação (distribuir); exportar um build ant; rodar o código atual (usando a configuração da classe MIDlet) ou usando a configuração do JAD atual; depurar a aplicação; escolher qual SDK e o device do mesmo. Além disso, existe abas específicas onde se pode configurar aplicação, com personalização para telefones Motorola e Nokia. :)
Conclusões
Esse projeto vem no momento oportuno e era uma necessidade antiga. O MTJ não é novo, mas ninguém estava assumindo o seu desenvolvimento. Com essa iniciativa, liderada pela Motorola, acredito que vai "deslanchar", pois o MTJ poderá ser adotado por outras plataformas como Android em breve, que já demonstraram interesse. A IDE MOTODEV Studio for Java atual já vem com o MTJ integrado para rodar o seu emulador.