02 julho 2008

Motorola atualiza IDE Motodev Studio for Java ME e lança IDE para plataforma UIQ / Symbian

Motorola anuncia atualização da IDE Motodev Studio for JavaME bem como divulgou o lançamento da IDE para plataforma UIQ (Motodev Studio for UIQ Beta).


Essas IDEs são na verdade um conjunto de ferramentas baseadas na arquitetura Eclipse para o desenvolvimento de software em plataformas específicas, como Java ME, UIQ (Symbian), Linux for Java, etc. A tecnologia tem em comum uma plataforma base, ou seja, um CORE padrão para todas as IDEs. Isso permite padronização das features para cada plataforma específica, facilitando a personalização e a integração das diferentes ferramentas de cada tecnologia, sendo acoplada numa única IDE padrão do Eclipse, distribuidas de forma diferentes. Ex. Motodev para Java, Motodev para UIQ, ...

O Motodev Studio for UIQ Beta é uma IDE baseada em Eclipse para desenvolvimento de software em plataforma UIQ devices (rodando em SO Symbian). Suporta ambos UIQ 3.1 e UIQ 3.3 beta SDKs, oferece ferramentas para debugging, wizard para criação de pacotes, exemplos de aplicações entre outras funcionalidades.

Os telefones suportados são:
Já a IDE Motodev Studio for JavaME foi atualizada para versão 1.4. Incorpora todas as atualizações anteriores, com ênfase ao suporte para a JSR 248 full (Mobile Service Architecture) e JSR-180 (SIP API for J2ME), bem como provê suporte a novos telefones.

Uma feature interessante é o suporte ao On-Device Debugging, ou seja, pode-se rodar aplicações MIDlets diretamente no dispositivo alvo em tempo real. Essa feature é essencial para testar aplicações, pois permite testar no ambiente prático e não simulado (no caso do uso do emulador). No entanto, atualmente só tem suporte para sistemas operacionais baseados em Motorola OS (P2K). Próximas plataformas suportadas serão Linux for Java. Mais informações pode-se ler o release notes.

Os telefones suportados:

Handsets

Wireless Modules

Um comentário:

Unknown disse...

Hi Scott,

I have no power/credentials to it. :) Sorry!