14 julho 2008

Técnicas para Diminuir o Consumo de Energia nos telefones celulares

Que os celulares de hoje têm maior poder computacional talvez não seja novidade para muitos, pois os aparelhos dispõem de mais processamento, mais memória e mais espaço para armazenamento de dados, quando comparados aos telefones de 5 anos atrás. Por outro lado, em relação as fontes de energia dos celulares - as baterias, temos outra realidade.

Encontrei um artigo muito interessante que recomendo a leitura, principalmente para desenvolvedores de software de celular. Trata-se de um mini curso visto no XXXVIII Congresso da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), na Jornada de Atualização em Informática. O artido pode ser lido na integra através do link.

Técnicas para Diminuir o Consumo de Energia em Sistemas Embarcados
Autores: Edward David Moreno e Raimundo da Silva Barreto

"Resumo: O incremento na demanda dos usuários de dispositivos móveis e embarcados requer um incremento equivalente no desempenho do processador, o qual, por outro lado, causa um incremento no consumo de energia desses dispositivos. Assim, este trabalho visa apresentar a importância do consumo de energia e potência, enfatizando e mostrando quais são os componentes críticos em um dispositivo móvel. Depois, foca nas principais técnicas, estratégias e o impacto na diminuição do consumo de energia. As técnicas são apresentadas e discutidas em seis níveis, isto é, circuito, arquitetura, sistema operacional, compilador, comunicação e aplicação. Finalmente, apresenta-se um estudo de caso e uma discussão sobre os desafios futuros nesta área de pesquisa."

Artigo completo: http://www.prodepa.gov.br/sbc2008/anais/pdf/arq0060.pdf

Modelo apresenta o carregador ao lado de um vidro de glicose, que gera energia. (fonte: G1)

Existem projetos alternativos para geração de energia, até a Sony tá se envolvendo. Realmente existe uma grande demanda por bateriais otimizadas e de tamanho reduzido.

Um dos problemas observados: celulares com maior poder computacional aumentam a demanda por consumo de energia. Isso requer tecnologias que não são muito baratas e muita pesquisa na indústria, encarecendo o preço final. Por enquanto, podemos otimizar o uso da bateria seguindo boas práticas.

Nenhum comentário: