Neste post abordamos a continuidade da aula anterior (
parte 1 ) sobre o conceito do Polimorfismo aplicado na prática. Desta vez mostramos como criar as próprias classes para utilizar o conceito.
VIDEO
// Animal.java
package entidades;
public class Animal {
private String nome;
// opera›es
public void emitirSom() {
}
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
}
// Cachorro.java
package entidades;
public class Cachorro extends Animal {
@Override
public void emitirSom() {
super.emitirSom();
System.out.println("Latindo...");
}
}
// Gato.java
package entidades;
public class Gato extends Animal {
@Override
public void emitirSom() {
super.emitirSom();
System.out.println("Miando...");
}
}
// PetShop.java
import entidades.Animal;
import entidades.Cachorro;
import entidades.Gato;
public class PetShop {
/**
* POLIMORFISMO (aula pratica - parte 2)
*
* Objetivos:
*
* 1) Entender o conceito de Polimorfismo na pr‡tica
* usando as classes definidas pelo usu‡rio.
*
* - definicao de hierarquia classes
* - implementacao de exemplos
*
* @author Douglas Frari
* @see http://profdouglas.blogspot.com.br
*/
public static void main(String[] args) {
// criar dois objetos
Cachorro cachorro1 = new Cachorro();
Gato gato1 = new Gato();
Animal animal1 = gato1;
cachorro1.setNome("Totoh");
gato1.setNome("Lu");
cachorro1.emitirSom();
gato1.emitirSom();
// qual eh o metodo que serah usado? (cachorro ou gato)?
animal1.emitirSom();
animal1 = cachorro1;
animal1.emitirSom();
}
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário