30 agosto 2012

Aprenda a depurar (debugging) seu programa Java no Eclipse

Alguns anos atrás fiz um post relacionado sobre o processo de depuração no Eclipse. Desta vez resolvi criar uma vídeo aula para exemplificar o processo passo a passo.



No contexto de programação como podemos entender o que é a depuração e como fazê-la acontecer na prática? Quase sempre quando trabalho com novas turmas vejo uma grande maioria dos alunos ainda não utilizou esse precioso recurso do programador. O objetivo deste post é dar uma noção básica e mostrar como fazer na prática usando a IDE Eclipse. (fonte do post original Depuração no Eclipse (debugger))






Em resumo, depuração (do inglês debugging) é um processo de acompanhamento do programa a fim de acompanhar o fluxo de execução passo a passo, seguindo as linhas de codificação do ponto inicial até o ponto final do algoritmo que está sendo interpretado pelo computador.

Minha percepção do porquê depurar o código... 

Podemos acompanhar o ciclo de vida do aplicativo (do início ao fim), procurando verificar o valor de variáveis, de expressões, acessando métodos entre outras possibilidades.


"Na minha opinião a principal vantagem é permitir o acompanhamento em tempo real. Já resolvi muitos bugs em menor tempo por utilizar esse recurso. Na prática, percebemos nosso erro de lógica quando podemos entender o que o computador está fazendo em determinada situação. A maioria das vezes o erro é do próprio programador que não previu determinada situação. Ao perceber isso, com ajudada da depuração, temos mais probabilidade de corrigir o bug alterando a lógica do programa."

Um comentário:

Unknown disse...

Professor é massa, as vezes ainda me perco para quando preciso debugar algum ponto da minha aplicação, é muito bom assa vídeo aula.