22 setembro 2009

Paráfrase ou cópia?


Razões segundo o professor Palazzo do porque os alunos fraudam...
leia mais...

"Este problema está crescendo e precisamos entender os motivos que levam um grande número de alunos a praticarem um deslavado plagiarismo. De uma parte a sobrecarga de professores não permite a repressão necessária, é preciso dizer não às atitudes não éticas, mas para isto é preciso tempo para a detecção, por outro lado a compreensão do problema facilita o encaminhamento de uma orientação e prevenção desta atitude. Vejamos os motivos do plagiarismo."

As principais razões:

  1. Ignorância;
  2. Pressão por resultados;
  3. Falta de tempo;
  4. Cursos irrelevantes;
  5. Professores medíocres;
  6. Afrontar o sistema.
As explicações de cada vocês podem ler na fonte original. Acredito ainda que os motivos sejam a grande quantidade de informações disponíveis na internet. É mais fácil e rápido copiar e colar. Entretanto, deve-se fazer isso de maneira consciente e crítica, citando a fonte por exemplo, ou ainda, parafraseando a texto em questão.

Admito que já copiei textos da internet algumas vezes (na graduação), comentendo esse grave erro. Embora, não tenha sido pego, isso não agregou em nada para meu conhecimento, pelo contrário. Afirmo isso porque quando precisei demonstrar conhecimentos anos depois, sobre tal assunto, tive que estudar profundamente, então percebi que esse tipo de prática deve ser evitada e combatida.

Descobri por conta própria, e também por sugestões de professores (na época), dicas de como tornar a prática da cópia em benefício próprio, através da utilização da paráfrase. Uma reescrita da cópia ou citação com as suas palavras. Isso é uma "cópia" aceita. Portanto, tenha cuidado e use paráfrases em tudo que copiar por ai.

Sugestões de leituras:

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante, gostei do post, é bem minha cara! rs...