10 setembro 2009

Aviso de defesa de dissertação de mestrado (CIn/UFPE)



Chegou minha vez de defender, assim, divulgo a todos.

Título: “DemoTool: ferramenta integrada em Plataforma de Desenvolvimento de Software de Celular para Reusar Aplicativos

Aluno: Douglas Daniel Del Frari
Orientador: Silvio Romero de Lemos Meira
Sergio Soares (UFPE)
Jones Albuquerque (UFRPE)

Data e local: 11 de Setembro de 2009 às 08:15, no Centro de Informática da UFPE (auditório do CIn).

Resumo. Existe uma explosão do uso do celular em quase todos os cantos do mundo. A inovação no setor tem focado sobre o desenvolvimento da infra-estrutura de redes para os telefones celulares, sustentado pelas operadoras de celular, bem como a fabricação de dispositivos liderando o esforço, impulsionadas por seus fabricantes. Por conta das commodities do tráfego de voz, as empresas estão buscando ofertar conteúdos, como aposta de maior lucratividade. O que permite inferir que a tendência da indústria será incrementar o foco sobre a oferta de conteúdos, e o topo disso, é através das Plataformas de Software de Celular (PSC) e o hardware dos fabricantes.

Podemos observar que as empresas envolvidas nesta indústria requerem soluções que explorem novos modelos de negócio, voltado para aplicativos e conteúdos na forma de dados, e que tais soluções, são operacionalizadas através do desenvolvimento de software usando as PSC. As PSC permitem construir e canalizar as ofertas de dados, de acordo com as exigências dos usuários. Contudo, as empresas de mídia envolvidas utilizam as PSC em ambiente confuso, várias plataformas existentes, dispositivos diferentes, e que competem por definições de padrões na indústria. Neste sentido, os desenvolvedores de software precisam se adaptar às diferentes tecnologias das PSC. Por exemplo, elas dão suporte à linguagens de programação diferentes, e por vezes, incompatíveis entre si, dificultando a curva de aprendizado, bem como, restringindo a portabilidade das aplicações produzidas. Além disso, existem muitas restrições que impedem, e dificultam, a manipulação dos recursos do celular usando as bibliotecas de software de programação (API)s. Se por um lado, existem diversas tecnologias das PSC disponíveis aos desenvolvedores, por outro, cada escolha impõe diferentes restrições, tais como: variedade de ambientes de desenvolvimento e incompatibilidade entre si.

A proposta deste trabalho caracteriza-se nas ferramentas de desenvolvimento (SDK), projetadas pela fabricante de celular Motorola, e sua PSC, voltada para o desenvolvimento de aplicativos da linguagem Java. Através da ferramenta proposta DemoTool, objetiva-se alcançar uma redução de esforço de assimilação e compreensão do processo de desenvolvimento de aplicativos para celular, realizado por desenvolvedores de terceiros, através do reuso de aplicativos, bem como, da integração no ambiente de desenvolvimento com PSC do fabricante. Esta dissertação também apresenta um estudo de caso envolvendo o DemoTool, assim como, uma pesquisa de campo com usuários de celular. Com base na análise realizada, DemoTool apresenta indícios de que seja uma ferramenta viável para reusar aplicativos.

*Palavras-chave:* Reuso de Software, Computação Móvel, Oferta de Dados para Celular

4 comentários:

Everton Vieira disse...

BOA SORTE!! lembre-se de me convidar para a cervejada!

abs.

Fábio Moura disse...

SUCESSO PROFESSOR!!!

Em nome de todos do 6º Período de Sistemas de Informação - FACOL

Unknown disse...

Parabéns!

Muito nos admira sua dedicação e persistência. Tenho certeza que será Um Sucesso!
Agradeço, sinceramente, a consideração e apreço.

Boa Sorte!!

Anônimo disse...

Fala Gaúcho companheiro de Geléia..rs Douglas meus parabéns por mais esta conquista, desejo boas energias para o dia da apresentação.

Abraço Rafael Friedrich