13 agosto 2008

Ambiente para desenvolvedores: plataformas MOTODEV Studio da Motorola

Se você é desenvolvedor de software já deve conhecer ou utilizar uma IDE para aumentar a sua produtividade, mas será que a sua IDE oferece várias ferramentas que você precisa para realizar, estudar, produzir, testar e distribuir (licenciar) o seu software? Neste post, quero dar ênfase no que o fabricante Motorola está fazendo com a sua nova aposta: prover uma suite de ferramentas para o desenvolvedor de software nas suas plataformas, baseada na IDE Eclipse, para integrar um conjunto de ferramentas úteis (potencialmente) ofertando um portefólio de aplicativos para o desenvolvedor realizar softwares - tudo de graça. São as ferramentas chamadas de MOTODEV Studios.

O Eclipse é um exemplo de IDE que oferece diferentes plugins para aumentar a produtividade, mas como saber qual plugin precisamos instalar e como instalar são dúvidas comuns no início de um projeto, principalmente para iniciantes. Além disso, se você é um desenvolvedor que faz aplicações para plataformas de celular, deve ter percebido algumas barreiras tais como a falta de ambientes simuladores/emuladores do hardware alvo (celular), além de um conjunto de ferramentas para simular ambientes reais de utilização, tal como o uso de bluetooth, wireless, tráfigo de mensagens SMS, MMS, acesso ao filesystem do sistema, uso da câmera do celular, etc. Afinal, através dessas ferramentas e ambientes são possíveis a criação das soluções permitindo reproduzir o comportamento do software no ambiente virtual, sem a necessidade de possuir o celular real, o ambiente real, para realizar experimentos, diminuindo custos para empresas e desenvolvedores. Do contrário teríamos que comprar os hardwares diversos.

Ou seja, essas ferramentas existem, mas estão espalhadas e as vezes são específicas e difíceis de usar. Em termos práticos, é desta maneira que o desenvolvedor realiza o seu trabalho, precisa de ferramentas para produzir o seu produto (software). Essas ferramentas são cada vez mais usadas por desenvolvedores, pois a demanda por software mais complexos está aumentando e a complexidade das aplicações também, o que torna a curva de aprendizado mais alta se comparada ao desenvolvimento de aplicações para desktop.

Pois bem, a Motorola está saindo na frente com relação a seus competidores ao prover um conjunto padronizado de soluções para o desenvolvedor, voltado para diferentes plataformas de hardware, os chamados Studios. Essas ferramentas permitem criar, testar e validar nossas aplicações além de oferecerem uma a IDE Eclipse por baixo dos panos. Uma estratégia muito interessante, pois o desenvolvedor já conhece bem a IDE Eclipse e está familiarizando cada vez mais com a tecnologia.

Algumas vantagens:

  • Acesso todas as ferramentas e documentações você precisa num único lugar;
  • Permite criar aplicações para telefones da Motorola para plataforma específica, antes deles ficarem disponíveis para o mercado;
  • Desenvolver linhas de produção, através de um ambiente modular e de simples extensão;
  • Maximizar a produtividade através de configurações mais fáceis, com sistema de gerenciamento de atualizações;
  • Todas os ambientes do MOTODEV Studio são gratuítas para download e instalação, e estão disponíveis para download dos membros do portal.

Conheça os Studios









Facilitar a vida do desenvolvedor de software é uma estratégia muito boa, pois os desenvolvedores poderão aumentar a oferta de soluções computacionais para as plataformas Motorola, podendo aumentar a competição no setor. A curva de aprendizado é menor quando temos ambientes como os Studios.

Um comentário:

Edwin Carlo Ribeiro Marinho disse...

Gostei do Post. Já usei o Studio for Java ME e o Studio for UIQ. De cara, digo que o Studio for Java é uma ferramenta com muitos recursos interessantes para desenvolvedores de aplicaçõs MIDP... suportando várias APIs e features (incluindo algumas da Motorola). Acho a idéia do Studio for Linux bem interessante... qualquer dia eu baixo pra dar uma olhada! ;)