05 junho 2008

Tutoriais + video aulas sobre Java ME e SE

Eu estava ocupado no último mês escrevendo meu projeto do mestrado. Agora que estou mais aliviado, compartilho com vocês uma lista de video aulas desenvolvidas pelos meus alunos de programação orientada a objetos. Eu selecionei alguns para exibir aqui, mas a lista completa está no final deste post. Obrigado a todos que se envolveram nesse projeto inicial. Para o próximo ano tenho planos de melhorar a qualidade do conteúdo produzido.


J2ME-Video Aula -Consulta a banco de dados via Web
Esta vídeo aula mostrará como realizar uma consulta a um banco de dados via web pelo celular usando a linguagem J2ME. Não só a aplicação em J2ME, mas toda a estrutura necessária para fazer esta conexão.
RECOMENDO (atualizado 17/setembro/2008, obrigado especial a Otávio Dutra)
parte 1
parte 2



Primeiros passos em Java ME
Aqui as pessoas poderão ter uma noção de como dar os primeiros passos para programar para celulares usando Java ME.




Primeiros passos na IDE NetBeans
Visão geral da IDE, da instalação até a operação e criação de um aplicativo em Java SE (básico).



Todos os links estão aqui:



9 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito da sua iniciativa de incentivar os alunos a fazerem suas proprias video aula como um modo de avaliação...

isso é legal mostrar nosso conhecimento adiante...

abraços para todos...


ah todas as video aulas ficaram otimas... PARABENS

Edy Carlos :-)

Anônimo disse...

Eu definitivamente cansei do JavaME, estou partindo para o android e iPhone, já baixei o SDK de ambos e notei um avanço notório de programação e recursos para desenvolver aplicações mais ricas que as desenvolvidas em JME...

Unknown disse...

Um pena que não deixou seu nome. Uma coisa é usar simulador/emulador e outra, bem mais realista é usar telefones reais. Android ainda não tem nada no mercado e mesmo diante de promessas, precisamos ver para crer. Mesmo assim, a proposta vai depender da adesão do mercado que atualmente está bem competitivo.

Anônimo disse...

Pois é professor, mas uma coisa é certa: o J2me não proporcionou nada de interessante até hoje para o pessoal. Dê uma certa forma, eu concordo com o que o cara falou acima, assim como concordo com você também quando fala que o Android é apenas um projeto. Mas é importante lembrar que é do Google (se fosse de qualquer outra empresa eu concordaria que poderia não sair do papel), mas o Google já provou que é forte em tudo que faz, quanto a adesão do mercado é questão apenas de botar o Android nos celulares (é o que o google ta fazendo). Eu vi uns projetos do concurso do android e tinha cada aplicação!!!

Fernando Scherrer disse...

Haw!

  O link RECOMENDO: http://www.screencast.com/t/YpMdXA1nl6 está caindo num 404 do screencast.com

Valewz!

Unknown disse...

Obrigado Fernando, vou entrar em contato com os alunos para ver se coloco novamente no ar.

Unknown disse...

Caro Fernando, o link recomendo foi atualizado. Agora no YouTube.

Anônimo disse...

legal o blog tem coisa boa, gostaria se possível que fosse postado os códigos das video aulas, seria mais proveitoso, Obrigado! t+

Kaléu Caminha disse...

Olá, estou iniciando como professor de programação e gostaria de saber se podes me dizer como que foi esse processo de incentivar os alunos a criarem as vídeo-aulas..

A aceitação foi boa? todo mundo conseguiu fazer?

Achei fantástica a idéia e penso em replicar.

Abraços