29 agosto 2007

Empacotando aplicações no Eclipse: passo a passo

Como redistribuir as aplicações Java ME?
Geralmente criamos aplicações e compactamos dentro de um arquivo .jar (ver postagem sobre isso aqui). Mas e na IDE Eclipse, como gerar nosso produto para poder ser instalado no celular? Esse post demonstra como empacotar sua aplicação em quatro passos.

Obs. Assumindo que um projeto Java ME e seu MIDlet já foram criados.

Passo 1
No seu projeto Java ME aberto no Eclipse, edite o arquivo JAD (Java Application Descriptor), que está na raíz e clique para acessar a sua tela de edição (ver a Figura 1). Ele também pode ser editado como arquivo texto, sem a necessidade de usar o editor Wizard do plugin. No entanto, fica fácil (para novatos), editar como apresentado na tela da figura 1.

Figura 1: Wizard do Java Application Descriptor Editor do plugin eclipse me.

A primeira coisa a observar é escolher a Configuration (CLDC) e o Profile (MIDP) conforme as especificações do aparelho que se deseja instalar. Para saber mais sobre isso, leia a parte 1 da série de tutorias. Escolha a sua configuração e perfil e clique na aba "Midlets" para seguir o próximo passo.

Passo 2
Na tela da figura 2 devemos apontar as classes que herdam de MIDlet para que o sistema saiba por onde começar. Geralmente, isso será colocado automaticamente para você. No entanto, certifique-se que seu MIDlet foi adicionado, caso contrário, clique no botão "Add" e aponte no campo class, a sua classe. Assim, o celular terá condições de encontrar a sua classe principal.

Figura 2: Tela de configuração de MIDlets que compõe a suite de sua aplicação

Passo 3
Após fazer as configurações acima resta agora mandar gerar o pacote. Nesse momento o plugin Eclipse Me irá usar o compilador (javac) e pré-verificar usando o emulador associado. A figura 3 demonstra como gerar o pacote no eclipse:
  • Clique com o botão direito do mouse no projeto;
  • Selecione a opção J2ME/Create Package;
Figura 3: gerando um pacote no Eclipse com o plugin Eclipse ME

Passo 4
Um diretório chamado "deployed" será criado na raíz do projeto. Expandindo o mesmo, teremos a versão final da aplicação pronta para ser instalada no seu celular. Ver figura 4.

Figura 4: aplicação gerada (arquivo JAD/JAR)

Observe que foi gerado dois arquivos, o arquivo .JAD e o .JAR. Sendo que esses arquivos representam a aplicação. Note ainda, o arquivo JAD gerado deverá conter o seguinte valor internamente seguindo a especificação:

MIDlet-1: [Application name], [icon path] , [midlet class]

Resultando por exemplo:

MIDlet-1: MeuMIDlet, , com.mot.j2me.midlets.commandtest.CommandTest

Se esse valor não estiver configurado no JAD gerado, é provável que sua aplicação não irá executar corretamente, pois ela não saberá qual é a classe principal. É por isso que o passo 2 é importante. O icone é opcional os outros são obrigatórios.

Conclusão
Vimos como gerar um pacote usando a IDE Eclipse em 4 passos. Faça isso sempre que fizer alguma mudança na sua aplicação e desejar que ela seja colocada novamente no telefone celular real. Para testar somente no Eclipse não é obrigatório fazer isso , mas o próprio plugin Eclipse ME faz isso a cada execução (Run) da aplicação.

Até a próxima e mande suas dúvidas, críticas ou sugestões para que eu possa publicar coisas que te interessam.

27 agosto 2007

Motorola lança ferramenta open source Java ME

Uma ferramenta para aumentar sua produtividade em Java ME

A Motorola lança a ferramenta MOTODEV Studio (versão atual v7.3 Beta), que basicamente é uma personalização da IDE Eclipse 3.2 com as ferramentas Java ME da Motorola integradas.


Os desenvolvedores poderão construir suas aplicações usando as vantagens da IDE Eclipse para codificação do código, execução/teste e empacotamento, podendo simular as aplicações do emulador da Motorola, usando o plugin popular Eclipse ME. Tudo isso sem custo e pré configurado para o desenvolvedor fazer suas aplicações.

Os requisitos do software são:
  • 500MHz ou superior para processamento
  • 512MB RAM
  • Sistema Operacional Microsoft® Windows 2000, Windows XP
  • Aproximadamente 200MB de espaço em disco
  • Sun JDK v1.5 ou superior.
Retirado do manual que vem no produto:

Download MOTODEV Studio for Java ME

Download MOTODEV Studio for Java ME, Motorola tools fully integrated into the Eclipse platform, from this link (166MB) http://developer.motorola.com/ to your Desktop.

Download Motorola Java ME SDK, the standalone version of MOTODEV Studio for Java ME, designed for use with UEI-compliant IDEs, from this link http://developer.motorola.com/ to your desktop.