26 fevereiro 2009

Tendência para convergência (na internet)

Para acessar a internet você usaria que tecnologia? Seu computador pessoal (PC ou notebook)? Seu celular? De uma Lanhouse qualquer? Não importa, não é mesmo! O que importa é acessar de alguma forma que atenda as nossas expectativas.

Imagem do site Agion

Uma definição sobre convergência do site da Agion: "O termo "convergência digital" foi adotado para descrever, em poucas palavras, a tendência tecnológica atual que marca a integração universal de hardware, software, serviços e meios sobre uma plataforma única de transmissão e comunicação."

Tem uma aprensetação interessante sobre o tema deste post que sugiro aqui:




No blog de Silvio Meira (o começo do fim da confusão digital?…) vc pode acompanhar essa discussão de uma forma mais clara. Mas em síntese: "...Se alguém vai programar o futuro do usuário-espectador, é ele mesmo. E cada operador vai achar, breve, seu novo lugar na convergência de negócios que será criada pela convergência tecnológica..."

Entre outras palavras, tudo converge para a Internet e ela será como a energia elétrica é para nós hoje. Estamos num estágio de confusão tecnológica, onde os modelos de negócios das empresas querem faturar em cima dessa convergência sem entender direito como.

16 fevereiro 2009

Nokia e outros estão perdendo mercado até o momento

A Nokia vem liderando o mercado de Sistemas Operacionais para os Smarthphones nos últimos anos, através da tecnologia e plataforma Symbian. Mas sua participação está caindo, perdendo participação com a chegada do Android (OHA), iPhone (Apple), e o Blackberry. Pior mesmo está ficando o Windows Mobile (Microsoft).

Diante deste cenário os fabricantes de celulares estão tentando mudar suas estratégias para tornar os aparelhos mais fáceis de usar, com mais recursos e custos mais acessíveis, procurando integrar funcionalidades com aplicações já existentes na web.

Legal! O problema é que as operadoras precisam repensar também seus modelos de negócio, pois existem planos de dados ainda muito caros. Li no jornal, alguns dias atrás, um cidadão dizendo que comprar um celular no Brasil não é caro, o problema é o alto custo para mantê-lo. Faz todo o sentido. Em breve falarei mais sobre isso por aqui.

Se tratando de SOs mencionados acima, em quem vc apostaria as suas fichas?